Busca Avançada

img

Mais de uma década se passou desde o sequenciamento do Genoma Humano. Transcorreram 15 anos, na realidade, desde o anúncio histórico do sequenciamento completo dos 3 bilhões de bases que compõe nosso genoma. Na época, talvez não se imaginasse quais seriam todas as aplicações possíveis que esse conhecimento adquirido traria, mas atualmente colhemos muitos frutos do “Projeto Genoma” e de outros que o seguiram.

As consequências para a prática da medicina têm sido profundas, tais como a geração de medidas que possam prever o risco, permitir o diagnóstico precoce e promover estratégias de tratamento mais efetivas. Podemos dizer que as informações derivadas do Projeto Genoma têm revolucionado a Medicina do Século XXI, por fornecer instrumentos para determinar o componente genético da maioria das doenças.

Os avanços genéticos têm aumentado o conhecimento sobre os mecanismos das doenças e o porquê do curso clínico de algumas delas poder ser tão variável. O Estudo da Variação Genética Humana, particularmente a distribuição dos polimorfismos entre pacientes afetados e não-afetados por determinadas condições, têm provido informações valiosas sobre a contribuição do componente genético do paciente a doenças como câncer, diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras.

E é assim que tem origem o que se chama de “Medicina Personalizada”. Esta é apontada como a grande revolução na área da saúde nos próximos anos. Embora uma doença, para se manifestar, geralmente necessite da interação de agentes externos com uma predisposição do indivíduo, o genoma mapeado pode revelar quais são as doenças que podem acometê-lo, e quais tratamentos seriam, de fato, mais eficazes e menos danosos.

A Medicina Personalizada abrange o uso de Biomarcadores para detectar traços genéticos específicos e orientar diferentes abordagens na prevenção e no tratamento de várias doenças. A identificação de vários genes relacionados a doenças hereditárias, oncológicas e infecciosas leva à detecção de polimorfismos genéticos, que estão envolvidos em diferentes evoluções clínicas dessas doenças e em variações nas respostas ao tratamento.

Portanto, a Medicina Personalizada pode ser definida como a abordagem médica baseada em informações individualizadas em relação a dados clínicos, genéticos (referente aos genes especificamente), genômicos (referente a todo o conjunto do DNA) e ambientais. Este conjunto de dados permite a detecção de algumas doenças, ou mesmo a definição de características individuais relacionadas à saúde e o bem-estar.

    O Sékula Laboratório já dispõe em seu Menu de Exames de alguns Perfis de Medicina Personalizada, como:
  • – Perfil Nutrigenético (Nutrigenética)
  • – Perfil Nutrigenético Infantil (NutriJunior)
  • – Perfil Genético de Risco Cardiovascular (Cardiorisk)
  • – Perfil Genético de Aptidão Física (Genogym)
  • – Perfil Genético de Aptidão Física e Composição Corporal (Genogym Master)
  • – Perfil Dermagenético (DNA Perfect Skin)
  • – Perfil Detoxificação (Detox)
  • – Perfil Farmacogenético do HIV (Farmacogenética do HIV)
img

Nos dias de hoje a vida esta mais corrida. Tem o trabalho, a escola dos filhos, manutenção da casa, enfim, parece que não temos tempo para nada, que o dia é curto para tudo que tem que ser feito. Essa situação gerada pelo estilo de vida atual nos leva a procurar serviços que facilitem nosso dia a dia.

Quando nos colocamos na situação de nossos clientes, buscamos serviços que nos forneçam mais comodidade, principalmente aqueles nos quais podemos agilizar as coisas através da internet, quase tudo já pode ser feito pelo celular.

Na área de saúde não é diferente. Por exemplo, se um paciente faz exame de laboratório, é muito mais cômodo não precisar retornar para pegar o resultado. Ter seus exames disponíveis on-line é mais prático para o paciente e até mesmo para o médico, que consegue acesso remoto a eles, a entrega de exames on-line é uma tendência, que pode, no futuro, acabar substituindo a entrega física.

De um modo geral, as agendas dos médicos e dos próprios pacientes está cada dia mais apertada. Então, supondo que a consulta de retorno com o médico para determinado paciente seja daqui a uma semana – retirar os exames on-line (na internet), sem precisar se deslocar, perdendo horas de trabalho, facilita a vida e colabora para a saúde dos pacientes, que podem começar um tratamento com mais rapidez em que muitas das vezes o paciente necessita de retorno, o médico pode olhar no site e já dar um parecer para seu paciente, mas em alguns dos casos em que é necessário o retorno deverá ocorrer.

O laboratório Sékula foi pioneiro em entrega de exames on-line disponibilizando todos os exames* de seus pacientes aqui no siteque hoje pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel, até mesmo um tablet ou smartphone, tanto para pacientes como para médicos.

É tudo muito fácil e prático, bastando digitar seu login e senha – entregues na recepção quando você realiza seus exames – que todos os seus resultados* ficam disponíveis e você escolhe o de qual data quer visualizar clicando em imprimir resultado.

CONSULTE AGORA MESMO. 

Nossas Unidades